Páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sucos e mais sucos – boas combinações

Esta postagem está entre as mais antigas do blog, talvez até tenha nascido junto com ele, mas só hoje foi possível concretizá-la. Ai você pergunta “Por quê? É tão fácil fazer suco!” e eu respondo: “Simples é, quando as frutas estão na safra, no ponto certo – nem tão verdes nem tão maduras – e no tempo certo”. Sim, no tempo certo, porque não adianta ter tudo e fazer um suco refrescante e geladinho em pleno período chuvoso!

Comecei a planejar esse blog depois de ver este episódio do Larica Total (abaixo), mas demorei muito a fazer por dois motivos: sempre resisti a idéia de me entregar às polpas e estava esperando o verão, para casar texto, imagem e época do ano. De fato, tivemos algumas dificuldades de reunir todas as frutas – uma vez que o verão não é o período de safra de todas elas – mas a maior dificuldade foi mesmo achar um dia ensolarado em janeiro, então... Sucos de fevereiro!



As combinações abaixo são diferentes das apresentadas no vídeo, e nem dá para chamar de receita, pois não temos medida certa. Isso depende do gosto de cada um. Então, vamos apenas dar umas orientações básicas e deixar sua imaginação fluir.

SUCO 1: Manga, cajá e limão
Este suco eu tomei numa barraquinha legal na ola de Ponta Negra, decorei e tentei repetir. Não lembro se são os mesmos ingredientes (não anotei, então posso estar enganado), mas o que importa é que ficou muito bom.


Bata no liquidificador a manga, um saquinho de polpa de cajá e esprema um limão na mistura (ou meio, se preferir).

O sabor da manga predomina, assim como o cheiro do cajá. A acidez do limão é leeeve. Sofisticado


SUCO 2: Melancia com mel
Nara que me mostrou este suco em um blog. É simples, na teoria, mas na hora de colocar a mão na massa, fica meio trabalhoso. Esprema a melancia com as mãos bem lavadas (sinta a fruta, qual o problema!), despeje num copo e coloque mel.

Eu jurava que este suco ficaria doce de enjoar e dar enxaqueca, mas não fica. Você sente o docinho do mel e a refrescância da melancia. Legal.


SUCO 3: Melancia com banana
Este é um clássico, já fiz algumas vezes aqui e não lembro bem onde aprendi, acho que foi na MTV. O suco é muito simples, basta espremer a melancia e jogar o suco no liquidificador com uma banana. Pronto, está pronto!


Este é o que eu mais gosto. Fica com um aspecto de vitamina e cor de rosa, mas é muito legal. A dica é colocar bastante gelo na hora de beber, porque ele dilui mais um pouco e fica bem legal. Delícia!

O detalhe é que não precisa colocar açúcar em nenhum dos sucos!

DICA: Para tirar o suco da melancia mais facilmente, você pode jogar algumas fatias da fruta dentro de um pano de prato e torcer. Sai todo o caldo. O problema é que se você usar um amaciante muito forte, seu suco pode ficar com gosto de “Confort” ou até mesmo de Omo. Outro problema é que é mais uma coisa para lavar depois de tomar o suco. Enfim, se você acha que vale a pena, use o pano.

DICA 2: Quem quiser acrescentar Vodca aos sucos, fique à vontade. Deve ficar bom, eu só não me responsabilizo pelas consequências.

5 comentários:

Nara disse...

Ahh, esse episódio do Larica Total foi o primeiro que vi, lembra? É ótimo!
E eu gostei mais do... melancia e mel! =)

vera lúcia disse...

Hugo, vc está cada dia mais ousado. Gostei das novas idéias dos sucos. Também gostei do copo de Léa.

Hugo disse...

Obrigado pelo elogio! Estou pensando até em fazer mais sucos.

Ah, e os copos têm uns 25 anos...

A União Faz a Vida disse...

Aqui no sul não tem cajá, mas adorei as combinações!
:)

Beolina disse...

Ué, como eu não tinha visto esse post ainda? ...

Eu adoooro suco de melancia! Se for bem geladinho, então... hum, hum, hum! Ötemo para o verão (ou seja, o ano todo, se for o Rio de Janeiro)!

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)