Arriscar é fundamental para qualquer evolução. Por isso, há cerca de um mês fiz a primeira a primeira receita, o Petit Gateau da Roça - que não convenceu muita gente e foi bastante questionado (principalmente porque poucos perceberam que a arte do prato é fazê-lo parecida com um jacaré (clique e veja)).
Pois bem, na última sexta-feira de janeiro, quando minha mãe estava na dúvida sobre o que fazer para o almoço, sugeri fazer um crepe de sardinha (que receberia o nome de Crepe Sardete) e minha mãe disse as palavras mágicas "tem camarão no congelador". Pronto, foi a chance. A bola estava quicando na área esperando minha cabeçada em direção ao gol. A hora de arriscar havia chegado: "Vou fazer crepe de camarão! Vou criar o recheio."
Minha mãe nem questionou, pelo contrário, deu todo apoio e prontamente colocou o camarão para descongelar. Momentos depois estava ela lá a descascar um a um, perguntando o que mais eu iria usar.
Peguei então a receita da massa de crepe que havia no "manual de instruções" da chapa que iria usar. E comecei a imaginar os ingredientes que fariam parte do molho. Então, sem delongas, vamos à receita e, hoje, com o modo de preparo também escrito especialmente por mim!
CREPE DE CAMARÃO PEIXOTO
Ingredientes:
3 ovos inteiros
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara e meia de leite
1 colher de sopa de óleo
sal
Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador e deixar descansar por 20 minutos. Fritar como se fossem panquecas, só que mais finas.
Recheio Camarão Peixoto (meu recheeeio, criação minha)
Ingredientes:
500 gramas de camarão descascado
100 gramas de molho pronto de tomate
1 dente de alho
1 cebola picada
azeite
azeitonas (salsa ou coentro)
orégano
sal a gosto
Queijo parmesão ralado (não industrializado) ou Queijo Coalho
Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite e, quando estiverem dourados, acrescente o molho de tomate, o camarão descascado e o sal. Deixe-os cozinhar por alguns minutos e acrescente as azeitonas - ou a salsa, ou o coentro. (O importante é que seja algo verde, para dar equilíbrio).
Quando você achar que está pronto e bonito, tire-o do fogo e começe a fritar a massa. Se tiver uma chapa fica mais fácil, basta untar e despejar a massa, deixando-a na espessura desejada. Se não tem, você pode fritar numa assadeira com antiaderente. Talvez dê mais trabalho para virar a massa e assar os dois lados, mas funciona.
Assado o crepe, despeje o recheio sobre a massa e acrescente o queijo (eu usei o Coalho) e feche. Em seguida, coloque um pouco de orégano sobre o crepe e pronto, está feito.
DICAS
Se quiser pôr mais azeite na hora de comer, fica ótimo. Também pode substituir o orégano por pimenta do reino.
O RESULTADO
Não preciso nem dizer que gostei, né? Foi a melhor receita que fiz até agora, e saiu da minha cuca. O melhor de tudo é que todos que provaram aprovaram a receita. Agora estou na dúvida se é melhor refazê-la para tentar melhorar ou partir para outra, com recheio de sardinha, atum ou carne bovina.
Ah, temos outro crepe - feito por Nara - para quem quiser ficar na dúvida sobre qual fazer ou não gostar de camarão.
3 comentários:
Delííícia esse crepe!!!
E não é difícil fazer na frigideira não... é facinho!
Só dá trabalho pra descascar os camarões né?? (a preguiçosa kkkk).
=)
Esta receita está aprovadíssima. Eu que adoro camarão, amei.
Deu água na boca aqui....
Postar um comentário
Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)