Páginas

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Deu zebra - Bolo Zebrado

Eu me encanto com a beleza dos pratos, já deu pra perceber, né? Então, quando vi essa receita de Bolo Zebrado no Aqui na Cozinha, já fui salvando pra testá-la. Acontece que pelo visto eu devo ter algum problema com bolos porque alguma coisinha sempre tem que dar errado.

Bolo Zebrado

Ingredientes:
4 ovos
1 xícara (de chá) de açúcar
1 xícara (de chá) de manteiga ou margarina (pode ser até óleo)
1 colher (de café) de baunilha
2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
2 colheres (de sopa) de chocolate em pó
1 colher (de sopa) de fermento

Modo de Preparo:
Bata o açúcar com a margarina até ficar esbranquiçado. Continue a bater e vá acrescentando os ovos um a um. Depois acrescente o leite, a farinha e a baunilha. Por último acrescente o fermento e mexa devagar.

Montagem: Divida a massa em 2 vasilhas e em uma delas misture o chocolate. Você vai estar com 2 massas: Uma branca e outra marrom. Agora em uma forma untada e enfarinhada, coloque uma colher da massa branca, bem no centro e em cima da massa branca coloque uma colher da massa de chocolate. Vá fazendo assim até as 2 massas acabar. Sempre uma em cima da outra. Não precisa espalhar, a própria massa se espalha sozinha. Leve ao forno médio por mais ou menos 30 minutos. Enfie um palito no bolo se ele sair limpo, o bolo já está bom. Deixe esfriar para desenformar.

Dessa vez estava tudo muito lindo, indo muito bem. Fui colocando as coisas na batedeira até perceber que o modo de preparo dizia pra acrescentar o leite... leite? Você viu o leite nos ingredientes? Porque eu não vi, mas antes que eu entrasse em desespero fui salva por Mami que disse que para esta quantidade de farinha ela geralmente usa uma xícara de leite. Falou a voz da experiência e os anjos disseram amém.

Antes de falar da montagem, preciso dizer que antes de começar a fazer, peguei logo a forma - a única redonda que encontrei - e untei logo, beeem direitinho para os acontecimentos não se repetirem, sabe? (Taí uma coisa que eu acho chatérrima é untar forma, vocês não?)

Com a ajuda de Mami fomos montando, colher por colher... foi então que percebemos que a forma era assim, um tantinho grande demais para a quantidade de massa (era tamanho de pizza). E fomos até o fim rezando para que ela cobrisse todo o fundo da forma, pelo menos. E cobriu! Olha aí como ficou:
Nem ficou certinho, centralizado como deveria, não sei porque... era pra ficar todo no centro da forma, mas ele foi escorrendo para a borda...
Então coloquei no forno e após os 30 minutos da receita ele tava mole mole. A voz da experiência me disse que meia hora era pouco tempo e tome mais uns 20 minutos assando.
E a zebra? Alguém viu a zebra?

Claro que depois de torcer para que ele ao menos cobrisse a forma, não tinha fermento que fizesse ele crescer até a borda. Então ele ficou fininho fininho.

Apesar de tudo, ficou gostoso. Agora é comprar uma forma redonda menor e tentar de novo, porque cozinha é treino. Mesmo.

PS: Finja que não viu que eu cobri tosca e porcamente a data errada da foto =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)