Páginas

sábado, 30 de outubro de 2010

Salva-vidas e Entope-veias

Morava aqui no prédio e agora é dentista lá em Petrolândia um amigo meu muito figura (que, aliás, nunca mais apareceu). Dentre muitas histórias divertidas que ele faz parte, uma tem tudo a ver com a receita que vou apresentar aqui hoje: o dia em que chegou com um livro, comprado no ônibus, sobre as propriedades do alho e do limão.

O livro dizia que o alho servia para praticamente tudo (se brincar até dor nas costas) que se refere à saúde do ser humano, só não falava no uso fundamental que ele tem na culinária. Na receita de hoje, então, ele é o ingrediente principal e só divide espaço com um vilão entupidor de veias: o óleo.


Macarrão ao alho e óleo

Ingredientes:
- Macarrão (quantidade que você pretende comer)
- Água mineral
- Sal
- Óleo
-Dentes de alho

Modo de preparo:
Prepare o macarrão. Doure o alho no óleo. Misture tudo.

Não entendeu? Larica totaaaal!

Eu acho esse um dos melhores episódios do Larica Toral. Recomendo muito! Do início, com a música de Maria Bethania, até o final, com a musiquinha do Bom Dia Brasil. Já assisti trocentas vezes e resolvi fazer a receita, mesmo sem o apresentador dar as medidas dos ingredientes.

Foi minha primeira receita baseada no olhômetro. E, por isso, acertei apenas na quantidade do macarrão (para uma pessoa, eu) e errei feio na quantidade de alho e óleo. O macarrão ficou ótimo, soltinho, fofo, nem virou papa, mas ao se juntar com os TRÊS (03) dentes de alho que piquei e dorei na "cama" de óleo, não deu muito certo.

Eu reconheço que foi um exagero, três dentes de alho dá pra temperar um bode inteiro e ainda uma buchada, imagina um punhado de macarrão... Mas, como dizia o livro do meu amigo, alho é bom pra tudo, então não faz mal (exceto para o hálito e para o cheiro das mãos). O óleo sim é um liquido perverso. Sem ele não dá pra viver e, se consumido em grandes proporções e com muita frequencia, pode trazer danos para a saúde.


Mas, voltemos à receita. Ficou ruim. Sou sincero e digo que ficou ruim. Mas tudo foi por causa do meu exagero. Para quem gosta de comer camarão, pizza ou qualquer coisa ao alho e óleo, ficou ótimo! Só um pouco amargo e escorregadio. Mas, com menos óleo e menos alho, dá pra comer tranquilo e salvar uma hora de fome.


O RETORNO:
Não desisti da receita, hoje eu estva sozinho em casa e achei um macarrão sem molho ali esperando minha mãe fazer aquele molho especial, pra toda família almoçar. Não tive dúvida: peguei um dente de alho, apenas um, um pouco de óleo e fiz o segundo experimento. Calma, só na parte do macarrão que eu iria comer. Ficou até bonzinho, muito melhor que o primeiro, mas faltando alguma coisa. Será que é um camarãozinho?


ESCLARECIMENTO:
Fico devendo as fotos do prato, você vai ter que usar a imaginação: pense num macarrão soltinho, brilhante, com uns pedaços de alho tostados. Fácil, né? Imagine também que nos dois dias que estive só em casa para fazer este prato, também estava sem máquina fotográfica.

Um comentário:

Maria Cecília Miná disse...

Posso dar uma sugestão? xD
Em vez de usar óleo comum tente azeite de oliva. Além de fazer bem pra saúde dá um gostinho que talvez seja o que você acha que ficou faltando.

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)