Páginas

domingo, 3 de abril de 2011

Já comeu? Laranja vermelha

Está bem, eu sei que estou devendo algumas receitas aqui. Faz tempo que não tenho tempo nem para comer direito, imagine para fazer uma receita e depois um texto? Pois é, está difícil. Peço desculpas desde já pela ausência e agradeço pela paciência dos (as) leitores (as), que assim que postamos um texto logo começaram um papo interessantíssimo sobre o que era xerém.

Então, adorei a ideia do "Já comeu?" e desde já adianto que teremos receitas digamos... exóticas (mas não vou contar agora. Supresaaaa!). Enquanto essas receitas não vêm, apresento a nova fruta da série: A Laranja Vernelha!


Quem trouxe essa raridade para cá foi meu pai. Trouxe do sítio de um colega agônomo. Ai foi o maior sucesso. O gosto é idêntico ao de uma laranja mimo, supernormal e doce. Agora, convenhamos: comer uma laranja cor de sangue, no primeiro contato, é bastante estranho.

É um jogo de sentidos, pois enganado pela visão, a gente já espera algo mais puxado para morango, mas nada cítrico. Quando coloca na boca, vem a sensação de "oxe". É a mesma cosa de uma laranja comum, mas o cérebro nao aceita isso e à medida que ela vai sendo devorada, vai ficando mais estranha. "Parece que estamos mastigando uma gengiva", disse ao ver o bagaço vermelho "sangrando" entre os meus dedos.

Ou seja, comer (ou chupar) laranja vermelha é beeem estranho.

SOBRE O XERÉM: Eu sei o que é xerém porque quando eu era criança, uma vizinha costumava fazer e ir para a rua segurando o prato para esfriar. Mas via também o pai e o irmão dessa vizinha colocarem o xerém na ponta do dedo indicador e para os passarinhos entre as paletas da gaiola.

Ou seja, conclui-se que Xerém é uma comida compartilhada entre homens e pássaros. E que cuscuz nada mais é que "Xerém ao bafo".

8 comentários:

Beolina disse...

Hummm... é a tal da toranja, né? Nunca comi! No começo do post eu até considerei fazer isso algum dia, mas aí vc falou que parece gengiva e eu fiquei achando que parece mesmo! kkkk

Nara disse...

Não sabia que existia essa tal de toranja, não... então comi uma coisa sem saber o nome, ó haha

Mas é legal, só incomum mesmo...

ADOREI a conclusão de que xerém é uma comida compartilhada por homens e pássaros!! E é mesmo!!! Como disse antes, era a comida do meu papagaio novinho... ou seja, uma prato de xerém é um banquete pra um passarinho!

E cuscuz é xerém ao bafo! Chic, né?

Beolina disse...

Existe, menina, é a famosa grapefruit que nos filmes americanos sempre aparece. É que nem xerém: em cada canto tem uma nome! hahahahha

Mas ó: cuscuz não é xerém ao bafo! O grão é diferente, gentem! Xerém é um prato incompreendido, coitado...

=P

Maira Martins disse...

Isso mesmo, é a grapefruit! Dia desses descobri que se chama toranja em português. Essa eu comi bastante quando morava na França, com uma pequena diferença: a de lá é azeda, mas azeda, mas azeeeeda, tipo pior que limão. E eles davam isso pra gente na sobremesa na escola, aqueles franceses ssfados!!!! (vinha devidamente acompanhado de um saco de açúcar, que era a única maneira de fazer descer a bicha, haha)

Vanessa disse...

Nunca provei desta laranja não, mas depois de ler a descrição "Parece que estamos mastigando uma gengiva" eu acho melhor provar só o suco dela. kkkkkkkkkkk

=P

Nara disse...

Maíra, que tortura esse lanche frances, meudeus!!! É como servir maga verde com um potinho de sal do lado (isso eu já comi demaaais)!! ahahaha

Ah, o suco deve ser legal né? Suco de laranja colorido!! Pai de Hugo, traz mais? ;)

Unknown disse...

Comi toranja com meu vô quando criança, só depois de mais crescida descobri que era grapefruit. :)

Annalusjo disse...

Legal! Achei este blog procurando por uma laranja de bagaço vermelho. Pois fui ao supermercado para comprar uma única laranja para pôr numa receita de carne e quando abrir a dita tomei o maior susto, Qué diacho de laranja é essa?! Então fui ao Google e encontrei essa toranja.

Muito legal, mas ante de usa-la na receita chupei um bagaço e não achei parecida com a laranja comum não... achei meio azedinha e até acredito que será melhor que outra, Assim espero porque estou com muita fome.

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)