Páginas

domingo, 17 de abril de 2011

Cartolinha – Uma mexida básica na tradicional cartola

“Bate outra vez com esperança o meu coração, pois já vai acabando o verão, enfim”. As Rosas não falam, música de Cartola. Por que essa música veio parar aqui? Pelo nome do poeta, simplesmente. Pois não tem como não lembrar dele enquanto você faz ou come uma cartola.

A cartola tradicional, que eu até já fiz antes mesmo desse blog, é bem simpres: 400g de queijo mateiga, algumas bananas prata cortadas em fatias e açúcar com canela. Maaaasss... Quando as opções de queijo são melhores e a única banana que tem em casa é banana comprida (aquela de cozinhar), o jeito é improvisar (ou revisitar, como dizem os chiques) a receita. Foi o que eu fiz! Tomei a liberdade de, mais uma vez, batizar a receita.


Cartolinha de Hugo

INGREDIENTES

- Uma banana comprida cortada em rodelas

- 100 gramas de queijo manteiga cortado em cubinhos - Fatias de queijo prato

- ½ xícara da mistura canela e açúcar

- Manteiga


MODO DE PREPARO

Numa chapa, derreta a manteiga e frite as finas rodelas de banana comprida até dourá-las. Quando elas atingirem este ponto, desligue o fogo e acrescente os cubinhos de queijo, para que eles derretam um pouco.

Tenha cuidado para o queijo não derreter demais e grude na chapa, mas se quiser deixar que isso aconteça (moderadamente), você terá uma casquinha crocante muito legal na sua receita. Feito isso, é só colocar as rodelas de banana e os cubinhos de queijo no prato, sobre uma ou mais fatias de queijo prato. Em seguida, acrescente a mistura canela e açúcar, e fim de papo.


O sabor da cartolinha é diferente. Além da mistura dos queijos, a banana comprida frita não é tão doce quanto a tradicionalmente usada neste tipo de sobremesa. Eu nunca fiz, mas estava aqui pensando...Será que presta para fazer com açúcar refinado? Outro detalhe é que o queijo manteiga que eu usei era com raspa de tacho. Pense, num negócio bom. Para quem mora em Recife, ele é vendido no mercado do Cordeiro e no mercado da Madalena.

3 comentários:

Nara disse...

Esse queijo é uma delícia mesmo! E essa tua chapa é mara!
Agora vamos fazer a cartola tradicional?!! (Olha o interesse hahaha)

vera lúcia disse...

Pôxa, foquei com água na boca, adoro cartola. E com esse queijo deve ficar uma delícia.

Maira Martins disse...

Eu tenho um desafio para vocês! Não é pra agora, é pra junho, mas se eu fosse deixar pra falar depois, ia esquecer!

Então... com a chegada do são joão (num disse que era pra junho), que tal vocês fazerem comidas juninas? Nada de bolo de milho, pelamordedeus, que esse é muito fácil. Estou pensando em algo assim, tipo uma PAMONHA!!!!!! Sério, eu imagino vocês dois escolhendo milho, limpando, ralando o milho, fazendo a massa!!!! E postando todas as fotos, de todas as etapas! Sério, eu achei meu desafio arretado! Q acham???

Beijos da Maga

PS: vcs vão amanhã p festa de Mery?

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)