Páginas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Bolo de Chocolate e Coco ou testando a potência do liquidificador

Adoro bolo prestígio, como preferimos chamar aqui em casa um bolo com coco. E como vocês já devem ter percebido, também tenho uma quedinha por receitas que me parecem simples. Vamos combinar que liquidificador é quase sinônimo disso, certo?

Então, quando vi essa receita lá no blog Prato Fundo, com fotos lindas (sim, eu me influencio por boas imagens), de um bolo de chocolate e coco todinho feito no liquidificador, salvei logo e me preparei para fazê-lo completinho, com cobertura e tudo. E isso pra mim é um grande desafio!

Primeiro preciso dizer que o forno da minha casa está com defeito. Não sei bem o que é, mas não está legal fazer bolos, dia desses mami fez um e passou muito mais de uma hora para assar e ficar feio. Eu tive que preparar a massa em casa e levar para assar na casa de vovis, porque longe de mim fazer bagunça na casa dos outros... Nessa hora você finge que acredita que eu não fiz bagunça nas duas casas, ok? Ainda bem que casa de vó é casa de vó, né?

Ingredientes:
6 ovos médios em temperatura ambiente
250g de açúcar cristal (ou 1-1/4 xícara)
150g de chocolate em pó
100g de manteiga em temperatura ambiente
100g de coco ralado seco (não adoçado)
50g de achocolatado em pó
10g de fermento químico em pó

Modo: pré-aquecer o forno em 180-200ºC, untar e polvilhar uma fôrma de furo no meio (21 cm diâmetro).
No copo do liquidificador, colocar todos os ingredientes e bater muito bem por 5-8 minutos. Transferir para a fôrma.
Assar por 30-35 minutos. No teste do palito, deve sair úmido, mas sem massa crua. Retire, deixe esfriar e desenforme.


Tão simples, não é? É... Tirando o fato de que mami quase enfarta com o fato de eu depenar a bandeja de ovos da geladeira e que eu não tenho uma balança para medir os ingredientes; assim tive que fazer toda uma conversão maluca até chegar nas quantidades que acho que estavam certas. (para converter usei como base essa tabela aqui, que aliás é bem útil)

Certo, fui colocando os ingredientes no liquidificador (só então percebi que o chocolate em pó era pouco e tive que pedir arrego na casa da vó – 1ª viagem). Coloquei tudo e fui bater. A receita diz pra bater de 5 a 8 minutos e eu achei que eu ligaria e ia assistir O Clone e depois voltava - doce ilusão. Acontece que a massa é beeem pesada e, bom, o liquidificador de casa não é assim forte nem novo, sabe? Eu sinceramente achei que ele ia decolar em alguns momentos ou no mínimo queimar porque o bichinho esquentou e reclamou horrores. Então eu ligava e desligava e fui fazendo isso várias vezes até achar que já tinha batido o necessário.

Despejei a massa na forma untada, peguei os ingredientes da calda que eu ia fazer lá (olha a bagunça...) e migrei para a casa da vó (2ª viagem).
Confesso que como a massa era tão pesada achei que não ia crescer muito, mas cresceu e ficou lindão, muito embora tenha dado uma bela murchada quando saiu do forno – nada que abalasse o sabor. Toda orgulhosa, parti para a calda.


Ingredientes:
125mL de água
100g de açúcar cristal
40g de chocolate em pó
75g de chocolate ao leite picado

Modo: Numa panela coloque a água, açúcar cristal e o chocolate em pó. Misture bem para dissolver, leve ao fogo baixo. Espere ferver e marque 10 minutos, deve quase chegar no ponto de fio. Então, adicione o chocolate ao leite picado. Misture bem para derreter o chocolate, no meu, alguns pedacinhos ficaram para trás.
Verta sobre o bolo.

A calda foi bem tranquila de fazer. Fiz em fogo baixo porque mais alto e a coisa toda subia e derramaria no fogão. Na minha também ficaram alguns pedacinhos do chocolate e achei que foi isso que deu um tchan todo especial.

Troféu de bolo mais bonito que fiz até agora

Ficou delicioso! A mobilidade era tanta e juntou tanta gente para me ver fazendo o bolo (mãe, pai, irmã, avó, tias e tio) que mal esperaram eu tirar as fotos, experimentamos ainda quente. E melhor ainda ele estava no dia seguinte – não tão bonito, a calda ficou durinha, mas delicioso!

Talvez a técnica seja colocar os ingredientes e ir batendo aos poucos... ou ter um liquidificador muito bom e forte. Vivendo e aprendendo, né? Enfim... para quem confia no seu liquidificador, eu super indico.

6 comentários:

Bru disse...

Vc faz as coisas e num guarda nadinha pra mim, né? Valeu!

Bea disse...

Ficou lindão mesmo! Será que rola fazer sem o coco?

A União Faz a Vida disse...

Adoro bolo, mas não sei fazer... Nunca crescem!

Ficou lindo!

Nara disse...

O problema do bolo é ter muitas bocas para comer hehehe
Bruna, eu falhei, devia ter mesmo levado um pedaço pra vc, ficou bem grande. Da proxima vez eu levo!!

Bea, acho melhor pegar uma receita de bolo de chocolate... =P é menos arriscado.

E Talula, vamos tentando, desistir jamais! =)

A União Faz a Vida disse...

Nara, tu chegsate a receber minha resposta via twitter? Eu desativei minha conta e fiquei com medo que não aparecesse pra ti. Qualquer coisa, manda mail.
Beijo e bom finfi!

Anônimo disse...

é da hora aprender receitas novas de bolos

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)