Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Uma ótima companhia - Banana Charmosa

E como uma amiga recém-casada ávida por receitas para segurar o marido pela barriga reclamou que neste modesto blog só se faziam lanches e sobremesas, decidi fazer algo para o almoço.

A receita eu peguei num site/blog muuuito legal que esta mesma amiga me passou e que desde então tem sido uma ótima companhia nas horas livres de trabalho – inclusive eu diria que agora é até raro não encontrar algum papelzinho com uma receita copiada do Rainhas do Lar na minha bolsa. Até me empolguei mais nesta empreitada que é a minha relação com a cozinha.


A receita é bem simples – porque qualquer receita com mais do que 3 etapas do “modo de fazer” me assusta – e foi tão elogiada nos comentários das leitoras de lá que foi a primeira que copiei pra fazer. O link pra receita no Rainhas do Lar tá aqui. A foto de lá é bem mais bonita que a minha e vocês vão logo me perdoando mas a única máquina disponível no momento não era nenhuma brastemp. Vamos a receita:

Banana Charmosa

Corte as bananas ao meio.

Enrole-as primeiramente em uma fatia de queijo e depois em uma de presunto.

Arrume-as carinhosamente em um refratário.

Coloque um molho bechamel*

Polvilhe queijo parmesão e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos.

Esse tal “molho bechamel” eu não conhecia aí fui lá no Tudo Gostoso e peguei a primeira ,e mais simples que encontrei, até porque se a receita era tão simples o molho também tinha que ser, ok? Então fiz assim:

*Molho Bechamel

Ingredientes:

1 copo de leite (250 ml)

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de farinha de trigo

Sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto

Modo de Fazer:

Derreta a manteiga e aos poucos misture a farinha de trigo, deixando formar um creminho levemente dourado. A seguir coloque o leite, também aos poucos, e mexa até engrossar. Acrescente os temperos e está pronto. Todo o processo deve ser feito em fogo baixo.

Nem preciso dizer que a única dificuldade ficou no molho, né? Não que seja uma dificuldade... na verdade foi bem simples. Mas como eu sou lentinha precisei da minha personal assistent (mami) na hora te temperar (com sal e pimenta do reino, não usamos noz moscada) porque a expressão “a gosto” ainda é um mistério para mim.

antes de ir pro forno

Bom, o resultado ficou bem bonito (=D) e as minhas cobaias aqui de casa gostaram. Percebi que papi só comeu um pedacinho... mas disse que gostou. Em compensação, minha querida irmã, que torce a boca só de saber que a receita foi feita por mim, gostou!!!

Eu achei bom, ponto. Pro meu paladar ficou “faltando alguma coisa” que descobri durante a semana vagando pelos arquivos do Rainhas do Lar (sim, de novo). Bom, digamos que o problema foi aquela lei do menor esforço, sabe? Descobri que esse bechamel que eu fiz foi muito do fuleiro e que a receita "correta" tem mais borogodó. Eu prometo fazer novamente em outra oportunidade, conto aqui como ficou e posto a receita do molho de verdade, combinado?

É assim mesmo, cozinha é treino! hehehe


depois do forno: toda uma coisa borbulhante

Aí você vem e me diz que “ei, não dá pra servir só isso no almoço” e eu vou e respondo que a compreensão é a alma deste negócio e que é necessário que você entenda que como eu ainda estou no nível 1 (ou já posso dizer 2?) da minha saga gastronômica já me sinto orgulhosa em fazer um belo de um acompanhamento! Por que arroz, meu bem, não é nada sozinho.

3 comentários:

Beolina disse...

E tu sabe fazer arroz, Nara? kkkkkkkkkkkkkkkkk

Dica pra saber se o sal está bom: experimenta!! Dá aquela velha batidinha da colher na palma da mão, uma lambida e pronto, já dá pra sentir o ponto do sal kkk

Não perde o ritmo que vc já tá quase no nível 3! kkkk

Beijoo

Nara disse...

Não, arroz é uma coisa muito difícil, tipo, nível 3! kkkkkkkkkkkkk
Mas eu chego lá!

Pergunta: se nessa de experimentar tiver salgado demais, faz o que? chora?

Maria Cecília Miná disse...

Chora não, pq se a lágrima cair na panela vai deixar a comida mais salgada. =P

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)