Páginas

sábado, 6 de agosto de 2011

Seguindo o cheiro – Bolo de maçã com canela

Numa segunda-feira dessas já acordei ouvindo a ladainha “as maçãs vão estragar, eu compro e vocês não comem blábláblá”. Toda mãe canta isso? Ou é só na minha casa? Será que é só na minha casa que ninguém lembra que as maçãs existem? Nada contra, até gosto das bichinhas, mas só me lembro que existem dentro da minha cozinha 1. se as vi chegarem 2. se estão super a mostra ou 3. se a ladainha já começou.

E quando a ladainha começa, a minha cabecinha associa logo que elas estão murchas ou muito passadas, tadinhas. E então o fim delas é sempre muito triste.

Mas nessa segunda feira incomum lembrei que já tinha visto algumas receitas com maçãs nessas minhas andanças virtuais e acabei reencontrando uma receita de bolo no
Projeto 801 com uma cara ótima e uma promessa de que a casa ficaria com um cheirinho incrível de canela enquanto estivesse assando.


Ingredientes:
4 maçãs
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 copo americano de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó
Para polvilhar: 2 colheres de sopa de açúcar e 1 de canela em pó.

Modo de fazer:
O primeiro passo é descascar todas as maçãs. Depois, corta 3 delas em cubinhos. A quarta, é só cortar em 4 partes. No liquidificador, a gente bate os ovos, a maçã cortada em pedaços maiores, o açúcar e o óleo. Em uma tigela, misturamos a massa batida no liquidificador com a farinha de trigo, os cubinhos de maçã cortados e, então, o fermento. Daí, colocamos em um tabuleiro/forma retangular (30 cm) untado e polvilhado com farinha de trigo. Polvilhamos toda a superfície da massa crua com a mistura de açúcar e canela. Feito isso, só levar para o forno pré-aquecido, por uns 30 – 40 minutos, dependendo do forno. Para saber a hora certa de tirar, faz o velho teste do palito: espeta o bolo, se o palito sair limpo, tá pronto.

A receita é bem simples e foi super tranqüila de fazer, sem nenhum acontecimento extraordinário. Até a hora de colocar no forno. É, porque digamos que a forma não ficou totalmente proporcional à quantidade de massa e aquele super cheirinho de canela que inundaria a casa inteira, chegaria no nariz da vizinha e me deixaria orgulhosa, foi substituído por um cheirinho de queimado bem inconveniente. Pois é, derramou. Cagou o forno todo. Não fosse Mami tão tímida, eu teria tirado uma foto da cara dela diante deste fato lastimável... cômico, não fosse trágico. Eu podia dizer que a minha colher de sopa de fermento foi um tanto gorda, mas tá na cara que a culpa é da forma. A culpa é todinha da forma.

O bolo derramar no forno é aquela coisa: não pode abrir pro coitado não murchar e a desgraça ser maior, daí é agüentar o cheiro chato e as perguntinhas “tem alguma coisa queimando?”. Paciência. Respira fundo e assuma a própria demência. E aí então você reza. Reza pra, apesar de tudo, prestar.

 
Sabe esse biscoito aqui de maçã com canela? Pronto, o bolo tem esse gostinho, só que os pedacinhos de maçã deixam um molhadinho super leve e a canela com açúcar em cima fica uma delícia. Aqui em casa ninguém nunca tinha comido bolo de maçã e adoramos. Já foi pra minha listinha de Top Bolos!

Feito o doce sustentável de banana deu uma sobrevida às bananinhas passadas, acho que agora as maçãs não vão mais morrer indigentes.


PS: eu podia ter tirado foto da coisa toda derramada, feito fiz com o bolo de caneca, mas dessa vez a minha dignidade falou mais alto.

9 comentários:

Maria Cecília Miná disse...

Aqui em casa também tem essa ladainha, mas quem canta é painho! E hoje mesmo ele falou das maçãs, olha só! Só acho que as daqui não dá mais pra salvar, coitadas... Mas com certeza vou copiar essa receita um dia pq bolo de maçã deve ser muito bom!

Bjo!

Nara disse...

Guarde mesmo, Cecília! E faça que é muito bom!

Coincidentemente aprendemos semana passada outra receita, dessa vez sem descascar as maçãs e sem os pedacinhos, mas tb muito boa!

Quando fizermos vem pra cá tb =P

Vanessa disse...

Deve ser em toda casa, pq aqui na minha casa mainha canta a mesma ladainha! Olha só, eu nunca comi bolo de maça, mas cofesso que fiquei com água na boca só de imaginar aquele cheirinho de canela... Nham!

Receita devidamente anotada em meu livrinho. =)

Nara disse...

Pode fazer, Vanessa! Eu agarántxio! =)

Quero fazer novamente, dessa vez sem derramar, pra sentir o cheirinho (que eu fiquei só na vontade) hehe

Beolina disse...

Ninguém canta essa ladainha aqui... =(

Nara disse...

Sua vez de cantar, frô! =)

Samara disse...

Adorei o blog de vocês! Muito bom mesmo! Parabéns!
http://samara.costaleite.net

Nara disse...

Obrigada, Samara! =)

Volte sempre!

Kelly disse...

Nossa, eve ter ficado mto bom..
Maçã e canela são uma combinação to boa!!!

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)