Páginas

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Doce de Banana - uma receita sustentável

Desde pequena eu adoro banana! Na minha família ela sempre foi uma das frutas que não podem faltar na fruteira. Banana frita, machucadinha ou cortada em rodelinhas com farinha láctea, nescau e leite em pó pode ser comida de criança para você, mas para mim até hoje é um belo café da manhã! Uma cartola então... e tapioca de cartola? Aiai, adoro! E mesmo gostando assim de quase tudo feito com ela, confesso que o doce eu nunca tinha provado.

Então vi a receita no Na Minha Panela e achei tão simples... sempre achei que fazer doce fosse coisa de hoooras na beira do fogão e muita paciência, sabe? Coisa de nível 10 da escala dos iniciantes na cozinha – como eu. Então, diante da simplicidade resolvi tentar. Ainda mais porque a indicação é fazer com as bananas bem maduras e banana madura demais pra mim já ta perdida... Daí é juntar o útil ao agradável né? É o que eu chamo de “receita sustentável”! (E nem venha me dizer que uma banana com a casca toda preta ainda esta boa pra comer que eu sou muito fresca exigente.)



Doce de Banana Caramelada


Ingredientes:
2 xícaras de açúcar
12 bananas cortadas em rodelas
½ xícara de água
1 colher de café de canela em pó

Modo de fazer:
Adicionar o açúcar em uma panela e, em fogo baixo e mexendo de vez em quando, vai deixar formar uma calda bem dourada. Quando chegar nesse ponto você vai colocar as bananas cortadas em rodelas, a água e a canela em pó e vai deixar a banana ir desmanchando e a calda engrossando, sempre mexendo para não grudar no fundo.

Fiquei animada para fazer no mesmo dia que vi. Convoquei logo Mami de assistente, mas banana mesmo só tinham 4, já prestes a abandonar o mundo das frutas comíveis... Então adaptamos as quantidades e fizemos uma micro quantidade de doce.

Como a mãe de Hugo batizou e eu gostei: doce de rodinha

E foi bem simples mesmo. Confesso que ia rolar um mini desespero se eu estivesse fazendo sozinha: na hora que coloca a água na calda de açúcar, borbulha tudo e meio que endurece um pouco, mas a voz da experiência disse que era assim mesmo e depois derretia. E derreteu.

Como eram pouquíssimas bananas rendeu só esse potinho e mais um pouquinho que separei pra Hugo provar. Muito pouco... não deu pra quem quis! Ficou uma delícia!! Sério, muito gostoso mesmo, não fica doce demais nem enjoadinho – no ponto!

Aliás, o ponto é uma fase que continua uma incógnita pra mim – e não só para o doce, em tudo que eu faço na cozinha. É como “sal a gosto” que quer dizer: te vira! Segundo Mami a calda tinha que fazer uma “linha” (!!!) que acho que quase vi, mas enfim... mais uma vez o mantra: COZINHA É TREINO. Moral da história: tá grossinho, tá bonito, tá cheiroso e você já tá com medo que queime = tá bom. Funcionou comigo.

8 comentários:

Beolina disse...

Apesar de particularmente O-D-I-A-R banana eu vou tentar fazer esse, já que é o doce preferido de Magno. Só tenho uma dúvida: o que raios é cartola??

P.s.: enquanto escrevia o comentário, falei pra ele que achei uma receita desse doce. Antes mesmo de terminar de falar ele já abriu o olhão e falou "FAZ!"

Nara disse...

Meniiina, tu nunca comeu cartola??
É bem tradicional aqui, é basicamente assim: banana frita com queijo, açúcar e canela. Em alguns lugares é com queijo manteiga. É bom demaaais!! E a tapioca de cartola é tudo isso dentro de uma tapioca - e algumas tapioqueiras colocam leito condensado... (nesse caso, acho que não colocam o açúcar né?) Putz, salivei aqui...
E pode fazer esse doce aí, fica delícia, com um gostinho de canela... muito bom!! É bem fácil e dá pra fazer pouco pra não boiar aí, já que só ele vai comer né...mas experimente, quem sabe você não deixa esse ódio sem graça, han?!!

Hugo disse...

Na verdade fui eu quem batizou o doce com o nome de "doce de rodinha", quando tinha uns 5 anos...

Ah, quanto à Cartola, foi a primeira receita que eu fiz e nara provou, há uns 2 anos.

Bem lembrado, vai ser minha próxima receita aqui.

Nara disse...

Obaaaa!! Cartola, cartola, cartola!!!

veralucia disse...

Esse doce foi um sucesso. Olha que sou suspeita para falar, mas não é que até eu aprendi? NINHA vc vai longe.

Vanessa disse...

ADORO doce de banana!!!

Achei tão linda essa cor caramelo do doce, normalmente os doces de banana que vejo é com aquela cor rosada...

Este receita eu irei fazer de certeza!! :)

Nara disse...

Vanessa! Faça mesmo! depois me conta como ficou o seu??

No site que peguei a receita a foto dizia que o doce ficava meio avermelhado... não consegui chegar nesse tom (já fiz de novo aqui hehe sucesso!),mas ficou bom mesmo assim!

bjooo

Anônimo disse...

Fica perfeito com sorvete!

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)