Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Um Ás de trunfo – Brownie

A minha família tem um jogo de baralho tipo tradição, passando de geração pra geração e tudo mais. Nunca conheci alguém, que não fosse da família, que soubesse jogar – ou que se animasse a aprender. Minha mãe já tentou ensinar pro meu pai, mas ele não gosta. Já tentei passar pra Hugo, mas ele também não se apegou (ainda!)... Enfim, o certo é que quando tivermos um tempo livre e as mulheres da família estiverem animadas, vão rolar algumas partidinhas de SUECA.

Jogado em duplas que se comunicam através de sinais – piscadinha de olho, olhadinha pra cima, mordidinha no lábio, etc (que torna o jogo engraçado pra quem está só assistindo) – o objetivo é basicamente que uma dupla faça todas as jogadas e não deixe a outra colocar nem uma cartinha na mesa. E quando isso acontece, diz-se que a dupla “deu uma sueca” na outra, sacaram?

Antes de iniciar a partida define-se aleatoriamente qual dos naipes será o trunfo: o trunfo será o naipe que valerá mais sobre todos os outros. Na ordem de grandeza do jogo, o Ás e o 7, seguidos do Reis, do Valete e da Dama são as cartas que valem mais. Assim, o Ás do Trunfo é a carta mais poderosa do jogo! Então, meu bem, se você e sua dupla tiverem um jogo muuito ruim mas tiverem um Ás de trunfo... Rá! Sua cabeça estará salva!

Na cozinha, o trunfo é AQUELE prato que você faz nos momentos de tensão. Por exemplo, numa reunião de família que todos vão perguntar pra você “fez o que pra hoje?”, porque você tem um blog sobre comida e todo mundo acha que você sabe cozinhar – quando na verdade você só tenta.

Certo dia eu fiz um brownie e ele deu super certo. Então veio o dia das mães e eu, já preparada para ouvir a pergunta dos que acham que eu cozinho muito bem, pensei e pensei o que eu faria, resolvi fazer um repeteco, dessa vez com castanhas, e acabei descobrindo que ele é o meu ás de trunfo! Porque ele sem nada fica bom, com castanha fica melhor ainda e, o melhor de tudo, é mega fácil de fazer! É sucesso!

O primeiro, sem castanhas

O segundo, com castanhas (delícia!)

Então assim... enquanto eu não for uma cozinheira de mão cheia e tiver várias receitas que consiga fazer com a mão nas costas, vai ter dia das mães, dos pais, natal, São João, aniversário de boneca, e o que mais você me convidar, que para não chegar de mãos vazias eu vou tirar minha carta da manga... Brownie! Rá!

A receita é lá do Na Minha Panela


Ingredientes:
200g de chocolate meio-amargo
100g de margarina
3 ovos inteiros
140g de farinha de trigo
200g de açúcar.

Modo de fazer:
Derreta o chocolate com a margarina em banho-maria ou no micro-ondas (1min e meio bastam), misture a esse creme os ovos, a farinha de trigo e o açúcar, até formar uma massa grossa e homogênea.
A dica é cobrir a assadeira (de uns 30 cm) com papel alumínio, untá-lo com margarina e só depois jogar a massa. Assar em fogo bem baixinho por aproximadamente uns 40 min. O ponto certo é quando formar uma casquinha em cima e quando espetar o palito, grudar uns pedacinhos.



PS: Alguém aí conhece/sabe jogar sueca?

3 comentários:

Vanessa disse...

Gostei dessa receita, viu?
Praticidade + Comida gostosa = o que há de melhor na cozinha. =)

E eu não sei jogar Sueca, mas não sou uma boa referência, as únicas coisas que sei jogar com baralho é buraco, burro e cascata. :P

vera lúcia disse...

Ninha o seu Ás de trunfo está aprovado. O Brownie foi mesmo um sucesso. Já me avisaram que vc vai tomar o meu lugar. Olhe que sua mãe é boa de sueca.kakaka

Nara disse...

Vanessa, é prático mesmo! E uma delícia! Essa eu adotei de vez!
E uma dúvida... que jogo é cascata? o.O

Mami, tô longe de pegar seu lugar, viu!? hahaha Mas na sueca eu pego!!! =)

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)