Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bolo colorido e confeitado - Brincando de fazer bolo (Parte II)

A Cobertura

O bolo confeitado que eu sonhava fazer (esse aqui) era com cobertura branca, mas como eu não sei fazer a tal e não sei nem que gosto tem, resolvi enfrentar essa minha primeira luta, eu e o saco de confeitar, com a boa e velha cobertura de brigadeiro.

Para isto, usei a receita do Aqui na Cozinha, blog da Patty Martins lá de Garanhuns.

(Aqui a receita que eu fiz, só metade)
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher (de sopa) de farinha de trigo (colher rasa)
2 colher e 1/2 (de sopa) de chocolate em pó (o dos padres)
1 colher (de sopa) de manteiga (colher rasa)
1/2 lata de creme de leite sem o soro

Modo de Preparo: Em uma tigela funda de vidro coloque a farinha de trigo, o chocolate e o creme de leite e misture bem até dissolver todas as bolinhas. Acrescente os outros ingredientes e misture mais até ficar homogêneo. Leve ao micro-ondas em potência alta por 2 minutos, pare e mexa. Faça isto algumas vezes até você ver que engrossou (isto depende da potência do seu micro-ondas). Lembre-se que quando esfriar ele vai engrossar mais, então tire um ponto antes.
Se quiser fazer no fogão, coloque os ingredientes da mesma forma em uma panela e leve ao fogo. Deixe em fogo baixo e mexa bem para não empelotar.


Adepta da praticidade, fiz no micro-ondas e mesmo sem nunca ter feito brigadeiro no dito cujo, super funcionou. O único “probleminha” é que ficaram algumas bolinhas de chocolate, mas que agora aprendi (é, primeiro você faz errado, depois você aprende) que quando for fazer alguma coisa com o chocolate do Padre é melhor peneirar antes. (Ou será que eram essas as bolinhas que eu tinha que dissolver antes de colocar no micro?)

Então fiquei uns bons minutos mexendo e mexendo e mexendo até esfriar e poder colocar no saquinho de confeitar. E aí foi mão na massa. Lembrando que eu não estava sozinha nessa brincadeira, mami também estava se divertindo comigo.

Primeiro cobrimos todo o bolo com uma espátula, colocamos o brigadeiro no saquinho com o biquinho que faz florzinha (e as confeiteiras se contorcem nesse momento com a minha explicação) e fui em frente. Tentei fazer as flores do bolo que eu sonhava, só que elas ficaram bem menores e só depois de algumas florzinhas foi que eu peguei a manha do movimento. Se você é do interior aqui do Nordeste e sabe o que é ALFENIM, vai achar minhas florzinhas bem parecidas com um monte de alfenim em cima de um bolo. Só que de chocolate.

Tirando a fraqueza que deu nas minhas mãozinhas sedentárias, e a cobertura que queria sair por cima do saco, foi tudo lindo. Já quero fazer de novo! E quero uns bicos de confeitar maiores e mais legais porque os meus são de plástico =P (da revistinha da Avon...).




E obrigada a mamis, que até levou o primeiro pedaço, já que esteve junto comigo nesta batalha. Inclusive arrumou a bagunça que eu fiz na cozinha. Na cozinha e em mim, que no fim das contas tinha chocolate até no cotovelo.

UPDATE: Esqueci de dizer que na hora de cantar parabéns com a família, todos adimiraram a arte, mas fizeram cara feia quando parti, por causa das tintas... aí comeram pra não fazer desfeita com a aniversariante e acabaram repetindo. Todos! =D

7 comentários:

Beolina disse...

Ficou lindoooooooo!!! E parece delicioso! Ah, eu bem merecia uma fatia enviada por SEDEX 10, viu? Eu acho.

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Menina ficou lindo. Acredita que ainda não tentei fazer estas flores e que bom que dá para fazer com o brigadeiro.
Verdade que as pessoas estranharam a cor do bolo, rs?
Eu achei lindo.
Você está de parabéns. Super Prendada, rs.
Beijos
Patty

Nara disse...

Bea, brigada! Agora acho que ele nem ia chegar muito bonito sacolejando na caixa do sedex, viu? hahaha Realiza!!

Patty, que bom que gostou! As flores não ficam tão firmes quanto a cobertura branca parece ficar, mas funciona! E é delícia né? =P
É, as pessoa aqui estranharam a cor, ficaram dizendo que era muita tinta, essas coisas. Acho que estavam com medo que ficasse com GOSTO de tinta, mas como não ficou... comeram e repetiram! =)

Ana disse...

Parabéns seu bolo ficou lindo e parece bem fofo.
boa noite ótima semana.

A União Faz a Vida disse...

Arrasou! Que bolo lindo!

Nara disse...

Obrigada meninas! =)

Comprei o corante azul! Já estou super querendo fazer de novo! (a louca do bolo colorido =P)

MARIELLE disse...

AMEI ...VOU TENTAR FAZER

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)