domingo, 8 de maio de 2011

Bolo colorido e confeitado - Brincando de fazer bolo (Parte I)

Era sábado de um feriado bem preguiçoso e igualmente chuvoso. Era meu aniversário e eu não queria fazer festa. Mas acontece que eu não dispenso o “fazer um pedido e apagar a velinha, sabe”? Tô numa vibe supersticiosa que me garante que isso vai dar sorte. Então resolvi juntar esses dois eventos para juntar também duas coisas que eu queria muito fazer: o bolo colorido e confeitado!

Sim, sim! Você que achou que eu estava falando da boca pra fora, que fez cara de nojinho dizendo que o bolo tinha muita tinta e que achou que o meu saquinho de confeitar ia ficar esquecido no armário para todo o sempre, acabou de morder a língua! Ai!

O Bolo

Tá bom, admito que não fiz sozinha. E nem posso dizer que fui apenas assessorada por mami porque, veja só, ela fez o bolo! Eu só fiz colorir! Sabe como é... bolo de aniversário é o tipo de coisa que não pode dar errado, não é verdade? E ainda por cima num feriado, que eu nem sabia se a Deli Doces estaria aberta para qualquer emergência...

De qualquer maneira a receita do bolo de mami é essa aqui (Mas, se você tiver a fim de experimentar, pode fazer com a massa de bolo normal que você quiser, depois é só colorir):

Ingredientes:
4 ovos
2 xícaras de açúcar
4 colheres de sopa, bem cheias, de margarina
4 xícaras de farinha de trigo
½ xícara de leite de coco
½ xícara de leite de gado
Sal a gosto
1 colher de sopa de fermento

Modo de fazer: Na batedeira, bater bem os ovos, açúcar e manteiga. Depois, acrescentar o leite, a farinha e o fermento, alternadamente. (colocar uma pitada de sal). Assar numa forma untada por uns 35/40 minutos.


Depois da massa pronta, separamos em 5 partes e fomos colorir. Todo um recordar é viver das minhas aulas de educação artística da 5ª série, que seria uma aula perfeita se eu tivesse comprado as cores primárias corretamente (amarelo, azul e vermelho), mas no lugar do azul só tinha o verde na loja.



Ficamos com cinco cores de massa:

Verde
Amarelo
Rosa (que é a tinta vermelha, que deixou a massa rosa-pink!), e aí vieram as misturas:
Vermelho + amarelo = laranja
E vermelho + amarelo + verde = ?? cor feia e indefinida.

Montei colocando um pouco de cada cor (no olhômetro mesmo) a partir do centro da forma, intercalando sem parar. Ficou assim:



Assando, o bolo cresceu lindamente até uns 30 minutos, depois disso a coisa começou a desandar... Não é a primeira vez que acontece e não descobrimos ainda o motivo, talvez a altura da minha forma ou o forno novo que ainda não nos acostumamos. Fato é que depois de uns 30 minutos, ele resolveu que ia crescer só no meio e no fim das contas acabou com um formato bem estranho e desanimador. Imagine uma tenda de circo, daquelas com a ponta pra cima e uma bandeirinha lá no alto. Agora realize um bolo nesse formato...

Mas, como dizem, nada se perde, tudo se transforma. Decapitamos a ponta do iceberg Cortamos fora a ponta e ele virou um bolo normal, pronto para a segunda fase: a cobertura!

E como se trata de uma mega produção, eu fiquei tão orgulhosa que não consigo falar pouco =P. Então pra não cansar ninguém, falo sobre a cobertura e mostro as fotos dele amanhã., ok? Quem voltar, verá!

2 comentários:

vera lúcia disse...

Ninha,, não posso falar muito desse bolo. Mas como vc adora ler os comentários, lá vai o de mãinha.
Vc leva muito jeito para confeitar, acredito que é por conta da sua calma, coisa que sua mãe não tem. O bolo ficou lindo e bom. Parabéns.

Paula Rios Gomes disse...

Oi, sei que faz tempo que vc colocou este post, mais o seu bolo fez um ice berg, pq vc so colocava massa crua no meio, por se tratar de um bolo colorido vc nao pode nem passar a colher para espalhar a massa para as laterais, então da umas batidas no fundo, uma agitada para tentar nivelar e forno nele... ha e outra, tenta usar o trigo ja com fermento, pois ja vem na medida certa, e nao tem erro... tem bolo que sobe, e quando esfria fica um buradco no meio, é fermento demais... espero ter ajudado, mesmo tarde... bjs Paula
md.elo7.com

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)