"Cozinhaaaa, aqui me tens de regresso/ E suplicante lhe peço a minha nova inscrição/ Volteeeei, pra rever os amigos..." Voltei. Como prometido, voltei e já parafraseando "A volta do Boêmio". Ainda não tive tempo de fazer uma receita graaande para postar aqui e voltar de vez, mas trago hoje uma boa dica de sobremesa: o Petit Gateau da Roça.
Durante a semana Nara havia me mostrado uma receita de Passa de Caju e eu aproveitei o potão que tem aqui em casa para pensar num lanche básico e gostoso, com cara de comidinha do interior. Olhei para um lado, olhei para o outro e veio a ideia: Passa de Caju com Queijo Coalho (tinha na receita) e dois ingredientes surpresa, que surgiram num estalo.
Hoje à noite, depois do jantar, quando ainda estava com fome (o que não é raro), decidi pôr em prática minha ideia de lanche regional, embora ainda não tivesse pensado em um nome. Então, vamos aos ingredientes.
INGREDIENTES
- Passa de Caju
- Um pedaço de queijo coalho
- Um punhado de amendoim torrado sem casca e sem sal
- Um copo d'água bem gelada (não pode faltar)
MODO DE PREPARO
Pegue um bom pedaço de queijo coalho, espete bem firme com um garfo e queime-o no fogão (vulgo flambar). Atenção, o fogo no baixo e não deixe o queijo tocar na boca porque pode grudar. Queijo com pouco sal também costuma derreter rápido, abra o olho!
Feito isso, arremesse no prato, junto com a passa de caju e salpique o punhado de amendoim (sem sal, por favor! O queijo já é salgado o bastante e a hipertensão é um perigo). Pronto, só resta comer.
Quando eu vi esse pratinho assim, o quente e o frio lado a lado, o doce e o salgado, o amendoim substituindo qualquer calda, veio o nome da sobremesa: "Petit Gateau da Roça" ou, como deve se dizer nas brenhas do interor, "Péti Gatô da Roça"! Ou ainda, Petit Gateau da Roça ®, porque nasceu aqui na caixola. kkkk
Sério, se a passa de caju for boa (a que eu tenho aqui é ótima, muito gostosa mesmo) e o queijo também, não tem como dar errado, a sobremesa vai ficar ótima. O amendoim você pode até dispensar, ou comer depois, jogando conversa fora.
Aí você pergunta: e o copo de água gelada, usa para quê? Para tomar, claro!
Ah, e vai ter gente que quando terminar de comer ainda vai bater na barriga sinalizando satisfação. Como se faz no interior.
OBSERVAÇÃO: Hoje o texto está todo em azul porque os ingredientes e o modo de preparo não foram copiados de lugar nenhum.
PUBLICIDADE: Quem quiser comprar passas de caju, a família de um amigo meu faz e vende. Os cajus são do próprio sítio, as passas são preparadas em casa e no fogão à lenha, tudo bem tradicional. Ficam muito boas, de verdade. Quem tiver interessado é só deixar um comentário ou fazer sinal de fumaça.
7 comentários:
O caju eu confesso que dispenso, mas babei nesse queijo, viu? E adorei a ideia do amendoim pra dar crocância ^^
Eu AMEI esse petit gateau da roça! Ótima dica...
:)
Toda vez que eu olho para essa passa de caju vejo um crocodilo. Com olhinho e tudo, vale ressaltar.
Ah, outra dica: O blog da Laptop na cozinha, do perfil acima. Muito bom! http://laptopnacozinha.blogspot.com
Eita, agora eu vi o crocodilo também!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Onde posso encontar essa delícia de passa de caju. Quando criança, minha avó me mandava de Pernambuco. Nunca consegui achar no Rio de Janeiro. Me ajude a matar esta saudade de minha infância.
Alguem sabe onde encontrar o caju em passa? Não encontrei qualquer vendedor ate agora.
Por favor, onde posso comprar passa de caju aqui no Rio ? Desde já obrigada.Marcella
Postar um comentário
Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)