Páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Petit Gateau da Roça - sobremesa com gosto do Interior

"Cozinhaaaa, aqui me tens de regresso/ E suplicante lhe peço a minha nova inscrição/ Volteeeei, pra rever os amigos..." Voltei. Como prometido, voltei e já parafraseando "A volta do Boêmio". Ainda não tive tempo de fazer uma receita graaande para postar aqui e voltar de vez, mas trago hoje uma boa dica de sobremesa: o Petit Gateau da Roça.

Durante a semana Nara havia me mostrado uma receita de Passa de Caju e eu aproveitei o potão que tem aqui em casa para pensar num lanche básico e gostoso, com cara de comidinha do interior. Olhei para um lado, olhei para o outro e veio a ideia: Passa de Caju com Queijo Coalho (tinha na receita) e dois ingredientes surpresa, que surgiram num estalo.

Hoje à noite, depois do jantar, quando ainda estava com fome (o que não é raro), decidi pôr em prática minha ideia de lanche regional, embora ainda não tivesse pensado em um nome. Então, vamos aos ingredientes.

INGREDIENTES
- Passa de Caju
- Um pedaço de queijo coalho
- Um punhado de amendoim torrado sem casca e sem sal
- Um copo d'água bem gelada (não pode faltar)

MODO DE PREPARO
Pegue um bom pedaço de queijo coalho, espete bem firme com um garfo e queime-o no fogão (vulgo flambar). Atenção, o fogo no baixo e não deixe o queijo tocar na boca porque pode grudar. Queijo com pouco sal também costuma derreter rápido, abra o olho!

Feito isso, arremesse no prato, junto com a passa de caju e salpique o punhado de amendoim (sem sal, por favor! O queijo já é salgado o bastante e a hipertensão é um perigo). Pronto, só resta comer.


Quando eu vi esse pratinho assim, o quente e o frio lado a lado, o doce e o salgado, o amendoim substituindo qualquer calda, veio o nome da sobremesa: "Petit Gateau da Roça" ou, como deve se dizer nas brenhas do interor, "Péti Gatô da Roça"! Ou ainda, Petit Gateau da Roça ®, porque nasceu aqui na caixola. kkkk

Sério, se a passa de caju for boa (a que eu tenho aqui é ótima, muito gostosa mesmo) e o queijo também, não tem como dar errado, a sobremesa vai ficar ótima. O amendoim você pode até dispensar, ou comer depois, jogando conversa fora.

Aí você pergunta: e o copo de água gelada, usa para quê? Para tomar, claro!
Ah, e vai ter gente que quando terminar de comer ainda vai bater na barriga sinalizando satisfação. Como se faz no interior.

OBSERVAÇÃO: Hoje o texto está todo em azul porque os ingredientes e o modo de preparo não foram copiados de lugar nenhum.

PUBLICIDADE: Quem quiser comprar passas de caju, a família de um amigo meu faz e vende. Os cajus são do próprio sítio, as passas são preparadas em casa e no fogão à lenha, tudo bem tradicional. Ficam muito boas, de verdade. Quem tiver interessado é só deixar um comentário ou fazer sinal de fumaça.

7 comentários:

Beolina disse...

O caju eu confesso que dispenso, mas babei nesse queijo, viu? E adorei a ideia do amendoim pra dar crocância ^^

A União Faz a Vida disse...

Eu AMEI esse petit gateau da roça! Ótima dica...
:)

Hugo disse...

Toda vez que eu olho para essa passa de caju vejo um crocodilo. Com olhinho e tudo, vale ressaltar.

Ah, outra dica: O blog da Laptop na cozinha, do perfil acima. Muito bom! http://laptopnacozinha.blogspot.com

Nara disse...

Eita, agora eu vi o crocodilo também!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

tironan disse...

Onde posso encontar essa delícia de passa de caju. Quando criança, minha avó me mandava de Pernambuco. Nunca consegui achar no Rio de Janeiro. Me ajude a matar esta saudade de minha infância.

Anônimo disse...

Alguem sabe onde encontrar o caju em passa? Não encontrei qualquer vendedor ate agora.

Anônimo disse...

Por favor, onde posso comprar passa de caju aqui no Rio ? Desde já obrigada.Marcella

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)