Páginas

domingo, 28 de novembro de 2010

Pão de Queijo - Fácil, rápido e muito bom

Quem não gosta de pão de queijo? Deve ter esse alguém, mas eu, pelo menos, não conheço. Devo ter essa sensação porque gosto muito, seja daquele tradicional, dos mais sofisticados ou dos industrializados. Essa semana passei a gostar mais ainda, depois que descobri que podia fazer em casa e por uma receita muito simples.

PÃO DE QUEIJO DE LIQUIDIFICADOR

Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de queijo ralado
1 colher (chá) de sal
2 xícaras (chá) de polvilho azedo
2 ovos

Modo de preparo:
Colocar os primeiros ingreditentes no liquidificador e bater. Acrescentar o polvilho e bater novamente. Despejar em forminhas untadas e levar ao forno pré-aquecido por 20 minutos.

É simples ou não? Muito simples. E olhe que eu digo isso após ter uma série de "problemas operacionais" na hora de fazer essa receita. Os eletrodomésticos daqui de casa entraram em greve: o liquidificador quebrou (tive que usar um reserva) e a parte elétrica do fogão parou de funcionar, exigindo todo aquele cuidado para ligar o forno manualmente, fato tão temido pelos inexperientes na cozinha.

Mas, depois de bater tudo no liquidificador, como manda a receita, não tem mais o que fazer. Quer dizer, isto se você já untou forminha por formina, o que é a parte mais trabalhosa. Usei uma forminha daquelas de empada e deu muito certo, como vocês verão mais adiante, os pãezinhos não ficaram com cara de "Bragança".

Nem parece que virará pão


É importante também você não se apegar aos "20 minutos" no forno. Se achar que vale a pena dourar mais, deixá-lo mais sequinho e crocante, vale a pena esperar mais um pouco. O importante é não tirar do fogo enquanto ele ainda está crescendo, pois senão eles poderão murchar feito um pula-pula no final da festa.



Bem, é isso. Mais uma vez invento de fazer pão e dá certo. Aliás, mais uma vez fica ainda melhor do que eu espero. Fiquei viciado no sabor desse pão de queijo e comi quase todos. Já estou com vontade de fazer outra leva dessas, é só ter disposição para untar todas as forminhas para depois, o mais chato, ter de lavar uma a uma.
É tentador. Farei novamente assim que tiver tempo

8 comentários:

Kelly disse...

Esse pão de queijo lembra muito a minha infância na casa de minha vó!!!!

hugo disse...

O bom é que é muito fácil de fazer.

Beolina disse...

Adoooro pãozinho de queijo, mas não tenho forminhas pra fazer.. =(

hugo disse...

Compra as forminhas... Depois você já terá como fazer as empadas de camarão ou de caranguejo que a gente postar aqui. Depois, beeem depois.

Aliás, existe receita mais trabalhosa do que empada de caranguejo?

Maira Martins disse...

Gente, eu fiz essa mesma receita muito tempo atrás... como não tenho as forminhas, nunca tive e não sei se um dia as terei, usei foi uma assadeira de bolo retangular bem enorme.

a massa cresce muito, fica completamente oca por dentro, deforma e cai pros lados, fica meio feioso, mas o gosto é bom. se alguém quiser tentar, bem, é um pão de queijo gigante, né?

Bliss disse...

Parece BEMMMM bom heim?
=)
Beijos Carol Andrade

Anônimo disse...

muito boa essa receita...experimente colocar pedaços de goiabada na forminha antes de ir ao fogo...quer dupla mais perfeita...ah! por favor comam com moderação...delicia...bijokas...kátia...

Anônimo disse...

a receita rende quantos pãezinhos e se eu posso utilizar uma mistura de polvilho doce e azedo ou apenas utilizar o azedo, e se depois de assados tem algum problema se eu congelar?

Muito obrigada

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)