Páginas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Bolo de Caneca e a imagem do desmantelo

Eu podia fazer a mesma receita várias vezes até achar o jeito certo, o ingrediente ideal, o ângulo mais bonito e só então postar o resultado no blog. Mas, como tem escrito aí em cima, aqui ninguém é especialista e a proposta é mesmo contar como tem sido a nossa desenvoltura diante das panelas - mesmo que o resultado seja desastroso. Neste caso, como foi a minha desenvoltura diante de uma mísera caneca e um forno microondas...

Quando eu fiz o Petit Gateau de Caneca e fiquei boba porque não sabia que rolava fazer bolo no microondas, uma amiga (oi, Bea!) me disse que existiam várias receitas de bolinhos para se fazer na caneca e me mandou um email com várias delas. Achei a ideia bem interessante e buscando na internet encontrei várias versões.

Resolvi fazer a que encontrei no site/blog Aqui na Cozinha porque essa eu sabia que alguém tinha feito um dia e tinha dado certo, então era mais garantido, né verdade?

Ingredientes:

4 colheres (de sopa) de farinha de trigo
4 colheres (de sopa) de açúcar
2 colheres (de sopa) de chocolate em pó
2 colheres (de sopa) de manteiga
2 colheres (de sopa) de leite
1 ovo pequeno
1 colher (de café) de fermento em pó

Modo de preparo:
Em uma caneca de 300 ml misture os ingredientes secos. Depois com a ajuda de um garfo (é melhor para desempelotar) vá adicionando os outros ingredientes. Quando a massa estiver bem misturada leve ao microondas na caneca mesmo.

Eu fiquei tão empolgada com a praticidade de comer bolo sem precisar lavar uma pia inteira de pratos e esperar 40 minutos pra ficar pronto que peguei a maior caneca que tinha em casa - já que era grande a quantidade de ingredientes - e fiz num instante. E nem vou dizer que na minha empolgação só lembrei do ovo depois que coloquei a caneca no microondas e tive que tirar correndo, pra ninguém duvidar da minha capacidade.

Mas então... depois que preparei a massa vi que a caneca ficou bem cheia, lembrei do petit gateau que cresceu bastante, mas segui em frente afinal a receita era pra fazer na caneca, então dava certo né? O resultado vocês podem ver na foto... uma imagem vale mais que um parágrafo!

A caneca quase cheia e o desmantelo feito

Depois que o desmantelo estava feito eu deixei mais um poquinho e tirei, não marquei o tempo exatamente - entendam os momentos de tensão! - mas acho que ficou uns 2 minutos, mais ou menos. Aconselho deixar em média de 3 minutos.

Coitado do Mickey

Mas ó, fica bom, viu!?? Sério mesmo, a proposta é ótima, só a caneca que é pequena! hahaha
O bolo fica bem fofinho, nem parece feito no microondas. Pelo menos eu achava que ia ficar seco, sei lá... mas não. Se colocar uma cobertura de chocolate fica melhor ainda.

Olha como fica fofinho

5 comentários:

Beolina disse...

Oi, Nara!

Tô vendo como fica fofinho... não sobrou nem um farelo pra contar história, né?

Eu não fiz ainda, mas como agora eu tenho uma batedeira é um desaforo fazer no microondas, né? kk

;**

Nara disse...

É Bea... quando eu for aí, inclusive, quero um bolo bem gostoso, hein?!

E mesmo vc tendo uma batedeira... faz assim mesmo que suja menos e dá certinho pra duas pessoas hahaha

bjos

Maria Cecília Miná disse...

Eu num sabia não que prestava fazer bolo no microondas! Tenho tudo aqui em casa, vou fazer djá!

Nara disse...

êê!! Faz mesmo e conta como foi!?
Só aconselho fazer em uma vasilha maior que a caneca ou então dividir pra duas canecas... é mais garantido =P

Caleidoscópio disse...

"Eu fiquei tão empolgada com a praticidade de comer bolo sem precisar lavar uma pia inteira de pratos e esperar 40 minutos pra ficar pronto " Pela lei do menor esforço kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Acho que na próxima surpresinha vc tem que levar uns bolinhos, fiquei curiosa=)

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)