Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Espaguete à carbonara – bom e nem tão trabalhoso

Pouca gente sabe, mas eu passei um bom tempo da minha vida sem comer macarrão. Não gostava. Não sei se isso tem alguma relação com o biotipo que tenho hoje, mas o fato é que só passei a comer macarrão com vontade entre os 13 ou 14 anos. Antes disso era por livre e espontânea “recomendação” para não ficar fraco.

De fato, meu gosto pela massa ainda não é completo e vai se construindo aos poucos. Domingo esse passo a passo teve um novo capítulo: o espaguete à carbonara, cuja receita Nara pegou no site
panelinha e trouxe para fazermos aqui.

Vamos ao beabá do macarrão.



Espaguete à Carbonara


Ingredientes
100 g de espaguete
1 colher (sopa) de sal
70 g de bacon em cubinhos
1/2 de cebola
1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 ovo

Modo de preparo
1. Leve uma panela com a água e o sal ao fogo alto.
2. Para cortar a cebola em cubos, descasque e corte-a ao meio (de uma ponta a outra). Apóie a cebola com a base cortada voltada para baixo. Faça uma série de cortes verticais, um ao lado do outro, mas sem cortar a base dura da raiz. Agora faça uma série de cortes na horizontal, novamente sem atingir a base. Segure a cebola com firmeza e corte-a, formando os cubos. Pronto! Agora você já pode se sentir um chef de cozinha!
3. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando esquentar, frite o bacon até dourar. Retire os cubinhos e transfira para um prato.
4. Na mesma panela, refogue a cebola picada na gordura do bacon, mexendo bem, até a cebola ficar ligeiramente dourada. Desligue o fogo.
5. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar cozinhar demais, o macarrão deve ficar al dente.
6. Retire 1/2 xícara da água do macarrão e reserve. Escorra a água e transfira o macarrão para a panela com a cebola. Acenda o fogo novamente, junte o bacon, o queijo parmesão e misture bem.
7. Desligue o fogo e quebre o ovo sobre a massa (se você não tem muita prática na cozinha, quebre o ovo numa tigelinha). O calor do macarrão irá cozinhar o ovo. Misture rapidamente para cobrir todos os fios. (Cuidado para não deixar escorrer o ovo para o fundo da panela, não queremos um ovo mexido com macarrão, mas um cremoso espaguete a carbonara.)
8. Se achar necessário, adicione 2 colheres (sopa) da água do cozimento do macarrão reservada e misture vigorosamente. Pronto, você já pode jantar um bela massa.

Pronto, como vocês viram não tem dificuldade nenhuma para fazer este prato. Até para picar a cebola – uma dificuldade antiga minha pela falta de presteza com objetos cortantes – dessa vez foi fácil fácil, graças a um triturador manual com cara de disco voador do Quico e mecanismo de poço artesanal que minha mãe comprou no “Polishop” da Rua Sete de Setembro (Que, curiosamente, como em qualquer calendário, corresponde à 25 de Março de São Paulo), no centro do Recife. Sim, o negócio funciona e você só chora se for de emoção por não ter que chorar para cortar cebola.

Sobre o macarrão, comprovei minha teoria sobre o tempo de cozimento escrito na embalagem do espaguete. Não vou nem utilizar muitos argumentos, peço-lhe, encarecidamente, que clique no link abaixo e veja como eu me senti.

Tempo de cozimento da embalagem!

O RESULTADO

Quando provei o espaguete, achei que tinha colocado sal de menos, na hora de cozinhar o macarrão. Mas foi só a primeira impressão, pois quando mistura o queijo e o bacon, o prato fica realmente saboroso. O ovo, que eu achava que ia dar vexame e ficar cru, deslocado no prato, deixou-o mais cremoso.

Eu, Nara e meu irmão mais novo (eu notei agora que ele praticamente prova todas as receitas que eu faço...) aprovamos a receita. Com certeza farei novamente, pois com ela passei a gostar um pouco mais de macarrão.

2 comentários:

Nara disse...

E essa receita é explicadinha assim pq é para iniciantes na cozinha, ou seja, nós! hehe

Mas ficou gostoso mesmo, quero fazer de novo!! Já tô me sentindo super sabida fazendo macarrão!! =D

Beolina disse...

Eu sou justamente o contrário: adoro macarrão e tenho que me esforçar muito pra não almoçar isso todo dia. É tão prático e gostoso!
Parece muito bom, vou fazer aqui ^^

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)