Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mousse de Chocolate - porque se sujar faz bem

Dica nº 1: Você, cozinheiro(a) inexperiente que entra em desespero rapidamente: nunca, JAMAIS, comece uma receita que você não tenha domínio algum, se estiver sozinho em casa ou sem uma pessoa por perto que possa te socorrer nos momentos de tensão.

Pegou a dica? Já sacou o que aconteceu comigo dessa vez? Pois é...

Mousse de Chocolate
Ingredientes:
3 ovos
200g de chocolate meio amargo
2 colheres de sopa de açúcar
1 lata de creme de leite

Modo de fazer:
1. Bata as gemas até dobrarem de volume
2. Junte o açúcar e continue batendo
3. Derreta o chocolate e acrescente à gemada
4. Junte o creme de leite, batendo sempre
5. Por fim, as claras em neve (bem batidas mesmo) misturando rapidamente na batedeira
6. Adicione, se quiser, licor de cacau para dar um gostinho suave (pode ser 3 ou 4 colheres de sopa)
7. Leve à geladeira


Sábado a tarde, povo de casa viajando, casa silenciosa, tranquila, pensei com os meus botões: é agora. A receita eu encontrei num site colaborativo de receitas bem legalzinho. Passos tão bem divididinhos, parece tão fácil... Vamos por partes:

(1. e 2.) Bata as gemas até dobrarem de volume. Junte o açúcar e continue batendo.
Pra mim o que dobrava de volume eram as claras, mas tudo bem. Como no passo nº5 a receita fala em "batedeira" pensei novamente com os meus botões (porque eles eram os únicos a me dar apoio moral nesse momento) que "ah, se depois vou bater tudo na batedeira posso começar logo com ela", certo? Bom, imagine 3 geminhas solitárias no fundo de uma bacia grande em uma batedeira. Viu que não dá pra bater? Pois é. Eu só percebi isso depois. Acabei pegando um garfo e batendo na mão mesmo. E, não, não vi o volume dobrar (lenda).

(3.) Derreta o chocolate e acrescente à gemada.
Bom, anos olhando mami fazer as coisas na cozinha me fizeram mestre na teoria. Logo, a etapa do banho-maria foi cumprida com louvor! E eu estou me elogiando descaradamente porque agora é que começa o momento de TENSÃO. Aí você diz: tensão? Pra que? Acrescentar o chocolate à gemada? E eu respondo: sim, querido leitor - pra você ver o meu NÍVEL.

Acontece que cometi um erro primário: usei os ovos gelados... não esperei eles ficarem na temperatura ambiente (essa é a minha teoria). Resultado: quando coloquei o chocolate, quente, na gemada, fria, o chocolate endureceu! (feito aquela calda quente que se coloca em sorvete de self service, sabe?) Ainda acrescentei o creme de leite (4.) pra ver se ajudava. Isso tudo na batedeira, porque desmantelo pouco é para os fracos - comigo é na bagaceira mesmo. Foi chocolate pra todo lado.

Como denegrir a minha própria imagem na internet é contra os meus princípios, poupeio-os de uma foto realista da coisa, mas o desespero foi tanto que tive que pedir socorro à tia-pitaqueira, porque nessas horas um pitaco é quase um conforto.

Depois de, por pouco, não jogar tudo fora e aproveitar pelo menos as claras em alguma coisa comestível, eis que a massa foi tomando forma de coisa uniforme e não-empelotada.

(5.) Por fim, as claras em neve, misturando rapidamente na batedeira.
E, tcharam!! Mousse!
Imagem não é nada, fome é tudo!

E, olha, foi a receita mais bonita e gostosa que eu fiz até agora!! Orgulhinho, sabe? =D

PS: a foto nem conseguiu expressar toda a beleza e gostosura, porque a bateria estava acabando e tivemos que tirar rapidinho, mas ficou uma delícia!! E com consistência daquele chocolate Suflair. Adooro!

4 comentários:

Bru disse...

Caramba, ficou mto bonito!!! Meus parabéns!
Tenho certeza que dessa vez vc guardou um pedacinho pra mim :)

Nara disse...

ihh, bubu... já acabou kkkkkkkkkk
da próxima vez eu guardo o seu, viu? =)

vera lúcia disse...

Poxa, Ninha. Mãinha está orgulhosa de vc. Ficou bacana.

Alice Andrade disse...

AAAiii que loucuraa!!!
menina, já tô contando os quilos, pra tu chegar no nível dos salgados Narinha

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)