Páginas

domingo, 13 de junho de 2010

Sobremesa de Farinha Láctea - uma receita e muitos pitacos

Decidi dar uma folga pros bolos e pro magnífico-caderno-de-receitas-de-Mami e arriscar numa “desconhecida”. Uma atitude ousada, do ponto de vista das minhas cobaias pitaqueiras, que se mostraram bem desconfiadas dos meus dotes, principalmente a personagem que vocês conhecerão hoje: a tia-pitaqueira.

A receita eu encontrei numa revistinha “Ana Maria + Receitas (testadas e aprovadas – importante isso)” que Hugo achou na casa dele:

Doce de Farinha Láctea
Ingredientes:
10 colheres (sopa) de farinha láctea
250 ml de leite
6 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina
3 claras
5 colheres (sopa) de achocolatado
1 lata de creme de leite

Modo de preparo:
Deixe o creme de leite no freezer por 20 minutos. Em uma tigela bata a farinha láctea, o leite, 4 colheres de açúcar e a margarina, e misture metade do creme de leite. Divida a massa em duas partes. Coloque uma parte em um refratário. Na segunda parte misture o achocolatado e coloque sobre a primeira camada. Bata as claras em neve com o restante do açúcar e misture a outra metade do creme de leite. Coloque sobre o doce e leve ao freezer até ficar firme. Decore a gosto.

Como eu adoro farinha láctea e, do auge da minha experiência, achei a receita simples de fazer, resolvi apostar - não sem antes consultar aquelas que provam tudo no final. E as reações não foram muito calorosas. Mami não gostou muito da idéia, disse que a receita era estranha etc etc (acho que rolou um ciuminho por eu estar deixando o caderno dela de lado dessa vez...); já minha outra cobaia – a tia-pitaqueira – leu a receita com atenção e disse: "6 colheres de açúcar? Que exageeeeero, pode colocar metade disso que ta bom! Farinha láctea já é doce, chocolate já é doce, com isso tudo de açúcar vai ficar ruim!”

Como a minha experiência na cozinha esta na fase 1 da escala Ofelística acatei que o açúcar era muito, mas sem querer desagradar a revistinha coloquei as 6 colheres, só que bem rasas, elas cheias acho que dava umas 4 e ½...

Tudo certo na execução da coisa toda, coloquei no freezer, no outro dia provei e achei que estava bom!! (êêê!=D) Então veio a conclusão da cobaia pitaqueira, que disse que “faltou um pouquinho de açúcar...” Aiai, só rindo!


E que fique claro: essa imagem não é de revista

Moral da história: Pode fazer a receita do jeitinho que está aí que fica uma delícia – para quem gosta de farinha láctea, claro. Aqui em casa a "desconhecida" cativou todos que provaram.

Aliás, 5 colheres de chocolate é, realmente, um exagero. Eu coloquei 3. Quando for fazer de novo vou colocar 4 – fica a dica.

4 comentários:

vera lúcia disse...

Tem razão, a receita não me conveceu, mas o importante é que agradou.

Beolina disse...

De acordo com meu brother Jamie Oliver, doces, bolos e sobremesas de um modo geral tem mais a ver com química, então é muito importante usar exatamente as medidas indicadas na receita. Já pra pratos salgados ele falou que pode ousar e mudar quantidades e ingredientes ao gosto do freguês (ou da cobaia).

Olha, se Jamie Oliver falou, tá sacramentado, viu?

Nara disse...

Olhai!! Esse blog tb é cultura! =)

Anônimo disse...

aaa vao tomar no cu suas vagabun das desocupadas vao pitacar o cu d vcs!!! RATÍJAM TÍJAM PIPÍ!!!

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)