Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O chocolate quente lá de casa

Esfriou. Tá bom, aqui em Recife não esfriou tanto, mas calooor também não tá, né? E não que eu precise de frio pra tomar chocolate quente (porque aqui chocolate vai bem a qualquer hora), mas no friozinho, pra aquecer o coração, é bom, concorda?! Afinal, nem só de café vive o homem!

Vocês sabem que antes desse blog minha experiência na cozinha era tipo... nula. Mas ó, deixa eu te dizer, eu tinha minhas receitinhas de sobrevivência! Nos meus tempos de estudante (falou a idosa!), uma coisa que eu sabia fazer, e as pessoas aproveitavam-se da minha boa vontade, era o chocolate quente. Aprendi com mami, claro!

Copa do mundo de 2002 lá no Japão. Jogos de madrugada. Meio do ano, aquele friozinho bom... qual o melhor acompanhamento senão um chocolate quente? Então era assim, Galvão dava um intervalozinho pros nossos ouvidos e lá estava eu na cozinha de vóvis com uma panela de chocolate quente para no mínimo 4 pessoas, aquecendo a barriga na beira do fogão. E olhe que deu sorte!

Eu bem sei que devem ter milhões de outras maneiras de se fazer e que o meu não fica igual ao dos cafés requintados da cidade, mas mata aquela vontade de chocolate e aquece a alma muito bem. E o melhor é que a “receita” é individual. Ou seja, em 10 minutinhos você tem uma porção de gordice só pra você!

Eu faço assim: começo escolhendo a caneca mais bonita da casa (porque é pra mim e pra mim tem que ser bonito, vocês sabem...). Coloco na panela uma caneca de leite, mais ou menos duas colhes de achocolatado (vulgo, Nescau) uma pontinha da colher de açúcar – isso deve ser uma colher de chá (mas pra quê sujar outra colher?! Haha) e uma colher de sopa rasa de amido de milho (a boa e velha, Maizena). Vou mexendo até engrossar um pouquinho e tiro quando começa a ferver. 

O lance é: se não engrossar nada é porque a maisena foi pouca e para adicionar mais é preciso diluir em um pouco de leite pra não empelotar (se empelotar vai ficar uma droga – falo por experiência própria). E se colocar demais pode acabar virando cremogema de chocolate!

O chocolate quente daqui a gente faz assim, e aí, como vocês fazem?

3 comentários:

Caleidoscópio disse...

Eu tenho uma caneca dessa haha

Nara disse...

É linda né?
Foi difícil escolher uma - rola um valor afetivo com todas =P (adoro canecas!!) - mas essa ganhou por ser a mais novinha! =)

vera viana disse...

Ninha, vc só não falou com quem pegou esse amor pelas canecas. hahah O seu chocolate está aprovadíssimo, palavra de mami.

Postar um comentário

Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)