Está bem, eu sei que estou devendo algumas receitas aqui. Faz tempo que não tenho tempo nem para comer direito, imagine para fazer uma receita e depois um texto? Pois é, está difícil. Peço desculpas desde já pela ausência e agradeço pela paciência dos (as) leitores (as), que assim que postamos um texto logo começaram um papo interessantíssimo sobre o que era xerém.
Então, adorei a ideia do "Já comeu?" e desde já adianto que teremos receitas digamos... exóticas (mas não vou contar agora. Supresaaaa!). Enquanto essas receitas não vêm, apresento a nova fruta da série: A Laranja Vernelha!
Quem trouxe essa raridade para cá foi meu pai. Trouxe do sítio de um colega agônomo. Ai foi o maior sucesso. O gosto é idêntico ao de uma laranja mimo, supernormal e doce. Agora, convenhamos: comer uma laranja cor de sangue, no primeiro contato, é bastante estranho.
É um jogo de sentidos, pois enganado pela visão, a gente já espera algo mais puxado para morango, mas nada cítrico. Quando coloca na boca, vem a sensação de "oxe". É a mesma cosa de uma laranja comum, mas o cérebro nao aceita isso e à medida que ela vai sendo devorada, vai ficando mais estranha. "Parece que estamos mastigando uma gengiva", disse ao ver o bagaço vermelho "sangrando" entre os meus dedos.
Ou seja, comer (ou chupar) laranja vermelha é beeem estranho.
SOBRE O XERÉM: Eu sei o que é xerém porque quando eu era criança, uma vizinha costumava fazer e ir para a rua segurando o prato para esfriar. Mas via também o pai e o irmão dessa vizinha colocarem o xerém na ponta do dedo indicador e para os passarinhos entre as paletas da gaiola.
Ou seja, conclui-se que Xerém é uma comida compartilhada entre homens e pássaros. E que cuscuz nada mais é que "Xerém ao bafo".
8 comentários:
Hummm... é a tal da toranja, né? Nunca comi! No começo do post eu até considerei fazer isso algum dia, mas aí vc falou que parece gengiva e eu fiquei achando que parece mesmo! kkkk
Não sabia que existia essa tal de toranja, não... então comi uma coisa sem saber o nome, ó haha
Mas é legal, só incomum mesmo...
ADOREI a conclusão de que xerém é uma comida compartilhada por homens e pássaros!! E é mesmo!!! Como disse antes, era a comida do meu papagaio novinho... ou seja, uma prato de xerém é um banquete pra um passarinho!
E cuscuz é xerém ao bafo! Chic, né?
Existe, menina, é a famosa grapefruit que nos filmes americanos sempre aparece. É que nem xerém: em cada canto tem uma nome! hahahahha
Mas ó: cuscuz não é xerém ao bafo! O grão é diferente, gentem! Xerém é um prato incompreendido, coitado...
=P
Isso mesmo, é a grapefruit! Dia desses descobri que se chama toranja em português. Essa eu comi bastante quando morava na França, com uma pequena diferença: a de lá é azeda, mas azeda, mas azeeeeda, tipo pior que limão. E eles davam isso pra gente na sobremesa na escola, aqueles franceses ssfados!!!! (vinha devidamente acompanhado de um saco de açúcar, que era a única maneira de fazer descer a bicha, haha)
Nunca provei desta laranja não, mas depois de ler a descrição "Parece que estamos mastigando uma gengiva" eu acho melhor provar só o suco dela. kkkkkkkkkkk
=P
Maíra, que tortura esse lanche frances, meudeus!!! É como servir maga verde com um potinho de sal do lado (isso eu já comi demaaais)!! ahahaha
Ah, o suco deve ser legal né? Suco de laranja colorido!! Pai de Hugo, traz mais? ;)
Comi toranja com meu vô quando criança, só depois de mais crescida descobri que era grapefruit. :)
Legal! Achei este blog procurando por uma laranja de bagaço vermelho. Pois fui ao supermercado para comprar uma única laranja para pôr numa receita de carne e quando abrir a dita tomei o maior susto, Qué diacho de laranja é essa?! Então fui ao Google e encontrei essa toranja.
Muito legal, mas ante de usa-la na receita chupei um bagaço e não achei parecida com a laranja comum não... achei meio azedinha e até acredito que será melhor que outra, Assim espero porque estou com muita fome.
Postar um comentário
Tem lugar melhor pra bater papo do que a cozinha? =)